Introdução ao Funil de Vendas do Inbound Marketing: como gerar engajamento no Instagram???
- Felipe
- 3 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Claro que VENDER um produto ou serviço é sempre o objetivo final e principal de um negócio, mas para se chegar nesse ponto MUITA água tem que passar pelo funil.
Que funil é esse?
Hoje, dentro da teoria do Inbound Marketing (marketing de atração) que responde por grande parte das estratégias de marketing digital, duas descrições chamam bastante atenção:
Funil do Marketing (Funil de Vendas) e
Jornada de Compra.
Já deve ter escutado falar sobre isso? Se não escutou, fique atento aqui no blog, que falaremos mais tarde sobre esses assuntos.
Ok, Funil de Vendas e Jornada de Compra, por que isso é relevante para minha estratégia de marketing digital?
Na verdade, é um modelo estratégico que ilustra um percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço.
Através das etapas de um funil de vendas, conteúdos, posts e estratégias são criadas para “ajudar” o cliente a percorrer a sua jornada de compra dentro do funil de marketing.
Por Jornada de Compra define-se a compreensão dos hábitos de consumo e o monitoramento do que esse consumidor está buscando na internet e qual a fase que ele se encontra na jornada.
Isso serve, principalmente, para determinar estratégias de atuação de marketing digital para cada tipo de consumidor e para cada fase da jornada de compra e do funil de vendas.
Tá, mas o que isso tem a ver com engajamento? Tudo: entender a jornada de compra e em que fase seu consumidor está no funil, faz sua marca ser mais assertiva na comunicação com aquela persona especifica para aquela fase especifica. Uma das maneiras de saber se a marca foi assertiva na comunicação é o ENGAJAMENTO!!!
Quem aqui nunca escutou falar de ENGAJAMENTO, levanta a mão???
Nada mais é que a quantidade de interações que os usuários têm com seu perfil!
Milhares de posts, stories, blogs e outros meios já escreveram romances sobre isso, mas na prática, o que fazer para medir e/ou aumentar esse engajamento?
Cada marca tem sua forma de medir o engajamento, numero de curtidas, cliques no site, ligações no telefone, mensagens por direct, qual a ação a marca quer que o consumidor tenha é o que define qual a maneira certa de medir o engajamento.
Receita básica para aumentar essa interação é a utilização das funcionalidades que o próprio Instagram coloca, como:
1. Utilização d e hashtags que façam sentido;
2. Enviar seu conteúdo para perfis estratégicos;
3. Colocar a localização;
4. Mencionar outros perfis;
5. Publicar nos melhores horários;
Por mais incrível que possa parecer, o uso excessivo e errado de hashtags pode REDUZIR o engajamento de uma publicação.......
Isso porque:
1. Os usuários mais influentes e engajados do Instagram possuem altas interações por causa do conteúdo que produzem e não pelo uso de #´s.
2. Conteúdos bons vão gerar bom engajamento
a. O uso de #´s não vai explodir o engajamento em conteúdos medíocres;
3. Os perfis utilizam-se de #Hashtags desnecessárias.
4. Vários perfis #spams utilizam muitas hashtags o que faz com que o os usuários do Instagram ignorem essas #´s.
O veredito: é melhor usar poucas #HaShTaGs (com bastante sentido e qualidade) do que usar várias.
E as menções e marcações?
Alguma vez você já deve ter sido marcado no Instagram??? Compartilhado stories de marcações suas?
As marcações servem para compartilhar os acontecimentos com as pessoas do seu ciclo de amizades e seguidores. Atualmente diversas marcas e pessoas utilizam-se de marcações para criar mais exposição e aumentar o engajamento das publicações que fazem.
De acordo com a Hubspot no Instagram Engagement Report 2019 - 60% dos posts possuem marcações de perfis. O que representa um aumento em relação ao ano anterior (2018) quando 28% dos posts possuem tags de outros perfis.
Quer saber mais como aumentar a presença da sua marca e fortalecê-la no mundo digital, entre em contato com a gente. Nossos especialistas estão prontos para ajudar sua marca.
Comments